Formação do Professor
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
THUANA PEREIRA SILVA
RESENHA CRÍTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PENSAR E FAZER
CAJAZEIRAS-PB
2014
THUANA PEREIRA SILVA
RESENHA CRÍTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PENSAR E FAZER
.
Resenha Crítica apresentada como avaliação parcial da disciplina de Prática do Ensino de Química I, do 6º período do Curso de Licenciatura Plena em Química da universidade Federal de Campina Grande, ministrada pelo Professor Antônio Gonçalves.
CAJAZEIRAS-PB
2014
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1995.
Nilda Alves é docente da faculdade de Educação da UFF e autora do livro Supervisão educacional: o trabalho coletivo na escola, e vários artigos.
O livro ‘‘Formação de professores ’’ representa um dos muitos problemas apontados no debate sobre a escola pública no Brasil, os pensadores envolvidos com a educação vêm destacando a má formação profissional dos professores. Os autores, que participam com seus artigos neste livro, configuram-se num grupo buscando trocar ideias, debater assuntos correlatos. Todos os textos publicados nesta obra são apresentados como anotações ou subsídios para debate. Aparece, pois, neste trabalho, uma tentativa de aprofundamento do tema, e mais do que isso, um convite ao estudo e a discussões com seus pares.
Os cinco artigos que compõem esta coletânea envolvem desde reflexões teóricas sobre os desdobramentos propostos pela sociedade contemporânea para sua própria organização, até relato de experiências novas com vista a uma formação mais adequada dos professores Nesse trabalho a autora inicia o texto tratando do antagonismo entre escola e trabalho, revela a multiplicação dos trabalhadores sem trabalho, dos estudantes sem estudo, dos cidadãos sem cidadania. Discute a escola para trabalhadores: exclusão por