formação do professor
RU: 906724
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
A importância da formação dos professores está relacionada com a qualidade do ensino e está vinculada à formação humana.
É essencial ao futuro professor ter o domínio dos conhecimentos para compreender a gestão pedagógica da educação, refletir sobre a prática e dominar os conteúdos curriculares.
A formação inicial dos professores para docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela LDBEN- Lei n° 9394/1996.
O curso em nível médio visa formar docentes para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, já o curso de pedagogia além de atuar como professor nessas etapas o docente pode atuar na gestão como pedagogo. Ambos os cursos necessitam de uma formação que possibilite o acesso A conhecimentos teoricos-metodologicos consistentes e destacam a importância da relação teoria e pratica.
Nas ultimas décadas fortaleceu a critica à racionalidade técnica instrumental presentes na abordagem da pedagogia tecnicista, com isso permeia as discussões acerca de um novo modelo formativo docente que valorize o sujeito em formação, sua historia de vida, problemas e possibilidades e as praticas docentes realizadas no cotidiano escolar.
Outra tendência é a educação a distancia EAD, que se apóia em duas razões principais. Por um lado visa atenuar as dificuldades que os formandos enfrentam para participar de programas de formação em decorrência da extensão territorial e da densidade populacional do país, por outro lado atende ao acesso e domínio dos recursos tecnológicos que marcam o mundo contemporâneo, oferecendo possibilidades e impondo novas exigências à formação do cidadão.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Os conhecimentos sofrem constantes transformações que ocorrem à medida que também se transformam as condições materiais da nossa existência, por isso a formação continuada é parte construtiva do desenvolvimento profissional