A formaçao dos professores
CURSO PEDAGOGIA
SEMINÁRIO I
Betim
2010
SEMINÁRIO I
A formaçao dos professores
Por vivermos em constante transformações culturais ideológicas sociais, profissionais tecnológicas surge a preocupação de processos de educação na formação dos professores. A produção acadêmica vem ressaltando a formulação da configuração atual emergencial nos cursos de formação de professores. As pesquisas destacam a importância de considerar a prática pedagógica do professor percebido que em sua trajetória constrói e reconstrói seus conhecimentos. O curso de pedagogia deveria formar profissionais formais e informais qualificados para atuar em vários campos educativos pedagógicos, gestão administrativa como também em programas sociais.
Observamos que a condição básica para transformar as práticas cotidianas dos professores é atrelá-los às formas concretas de trabalho, ampliando suas responsabilidades e áreas de atuação na condição de um professor que seja produtor intelectual e não um simples manipulador de “ferramentas” pedagógicas que atendem às necessidades de uma sociedade capitalista. Nesse contexto, aponto que o trabalho desenvolvido pelo professor na forma de uma reprodução de condutas, normas e valores que atendam à sociedade capitalista, é extremamente reduzido e limitado, uma vez que não coloca o professor e seus alunos como sujeitos no processo social.
Nesse processo, o professor terá que estabelecer vínculos entre suas ações e a prática social, visto que sem essa imersão do professor na prática social, a consciência crítica não se concretiza e não se amplia. Dessa forma, é importante que os cursos de formação de professores, questionem o significado das reflexões desencadeadas ao longo do seu processo educativo. Assim,