Judaismo
Professora: Luciene
Turma: 231
Data: 03 de Dezembro de 2014
Alunos: _________________________________________________________ ____________________________________________________________________
JUDAÍSMO
O QUE É?
O dicionário define um “judeu” como “um membro da tribo de Judá”, “um israelita”, “um membro de uma nação que existiu na Palestina do sexto século A.C. ao primeiro século D.C.”, “uma pessoa que pertença à continuação do povo judeu, ou através de origem, ou através de conversão” e “um seguidor do Judaísmo”.
De acordo com o Judaísmo rabínico, um judeu ou é aquele cuja mãe é judia, ou alguém que se converteu formalmente ao Judaísmo. Levítico 24:10 é citado frequentemente para dar credibilidade a essa crença, apesar da Torá não clamar essa tradição especificamente. Alguns rabinos dizem que ser um judeu não tem nada a ver com as crenças individuais. Esses rabinos dizem que um judeu não tem que ser um seguidor das leis e costumes judaicos para ser considerado um judeu. Na verdade, é possível que um judeu não tenha nenhuma fé em Deus e ainda seja considerado judeu, de acordo com essa interpretação rabínica.
Outros rabinos deixam claro que a menos que uma pessoa siga os preceitos da Torá e aceite os “Treze Princípios da Fé” de Maimônides (Rabbi Moshe ben Maimon, um dos grandes estudiosos judaicos da era medieval), ele não pode ser um judeu. Embora essa pessoa seja um judeu “biológico”, ela não tem nenhuma conexão verdadeira ao Judaísmo.
FUNDADOR
O Judaísmo é a primeira e a mais antiga das três grandes religiões monoteístas. Posteriormente, dele derivaram o Cristianismo e o Islamismo. De acordo com a tradição judaica, Abraão fundou a religião por volta de 1700 a. C., por revelação divina. Seu neto Jacó, mais tarde denominado Israel, teve 12 filhos, originando as 12 tribos israelitas. Aproximadamente em 1.300 a. C., Moisés, descendente de Abraão, libertou os judeus do Egito e