Adriana
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO
REPENSANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS
MACEIÓ
2015
Adriana dos Santos Silva
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO
REPENSANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resenha crítica do texto Repensando o Ensino de Ciência. Solicitado pela professora Adriana Gomes de Almeida pra obtenção de nota na Disciplina de Estagio Curricular Supervisionado no Curso de Ciências Biológicas EAD IFAL.
MACEIÓ
2015
No inicio do ano letivo professores recebem das escolas currículos e conteúdos que devem assar para o aluno durante todo o ano letivo.
Algumas escolas permitem que o professor adapte o currículo de acordo com a realidade do aluno podendo construir junto este currículo levando em conta o conhecimento prévio de cada indivíduo fazendo com que as aulas sejam mais interessantes abordando novas temáticas sem fugir do conteúdo que necessariamente tem que ser visto. Este texto repensando o ensino de ciências nos leva a refletir o que realmente deve ser abordado em sala de aula e o mais importante como abordar. Segundo Martimer (1996, p.20) Grande parte do saber cientifico que se aprende na escola é rapidamente esquecido, prevalecendo ideias alternativas ou senso comum bastante estáveis. Sendo assim fica claro que o aluno aprende mais com explicações lógicas experimentos do que simplesmente leituras e escritos, que alguém escreveu e todos concordam sem contestar.
Portanto o currículo escolar na área de ciências deve ser desenvolvido através de problemáticas visando estabelecer um elo entre alunos professor e conhecimentos levando sempre em consideração a diversidade dos alunos e professores de diferentes regiões e diferentes culturas. Devendo portanto o professor acompanhar o progresso levando o máximo de novidades e tecnologias para a sala de aula de forma a tornar suas aulas mais interessantes e prazerosas mas acima de tudo proveitosa. Pois de nada adiantaria uma aula dinâmica e criativa, se os alunos não entendessem