Resenha sobre o pós modernismo
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Fundamentos Históricos metodológicos do Serviço Social VII
Professora: Débora Lopes
Alunos: Catiane Freitas – 2401904 7º Período
Duque de Caxias, 30 de Abril de 2014
RESENHA
PÓS – MODERNISMO
Segundo o autor David Harvey a pós - modernidade está implicada com mudanças na economia e nos saberes. Ele demonstra que o mundo está mudando rapidamente e que o resultado dessas mudanças tem sido a produção de fragmentação, de insegurança, de efemeridade, desenvolvidas dentro de uma economia altamente unificada de fluxo de capital.
Podemos observar que a condição pós-moderna se situa dentro de uma seqüência histórica, de forma que a sua compreensão só é possível através do acompanhamento de dita seqüência e quando comparada com as etapas anteriores. Nesse sentido o autor vai colocar a pós-modernidade em relação à única condição frente à qual esta se define: a modernidade.
O autor começa por relativizar as supostas propriedades substantivas e exclusivas da pós-modernidade. De fato, suas principais características podem ser encontradas dentro da modernidade, então para construir um discurso sobre a pós-modernidade através de urna compreensão histórica, Harvey se situa fora dessa pós-modernidade, que é tratada como uma etapa da modernidade, onde condição pós-moderna é uma desconstrução modernista do discurso da pós-modernidade.
Harvey vai analisar a história contemporânea através de vários planos, de forma a desenhar uma cronologia da modernidade, para que assim, exista o projeto iluminista da modernidade, como um projeto universal de emancipação humana frente aos mitos e a natureza, um projeto racional otimista que, paradoxalmente, acreditava religiosamente no progresso. Harvey constatou, e assim, continua argumentando, que não havia lugar para o otimismo. Nas ruas de Viena, Praga, Paris