BIOÉTICA
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética.
Assim, esses conceitos devem ficar bem claros para todos nós.
Não se pretende impor regras de comportamento e sim dar subsídios para que as pessoas possam refletir e saber como se comportar em relação às diversas situações da vida profissional em que surgem os conflitos éticos.
UM DOS PRINCÍPIOS...
... que definem Bioética é que, esta é a ciência “que tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida, identificar os valores de referência racionalmente propor níveis, denunciar os riscos das possíveis aplicações”
(LEONE; PRIVITERA; CUNHA, 2001).
O Princípio da Beneficência
Priorizar o paciente, fazer não só de modo individual, mas coletivo. Tomar decisões, ciente que esta atitude irá proporcionar mais benefícios do que risco para o indivíduo.
Ouvir sempre o paciente, pois só assim saberemos qual procedimento iremos fazer, que o primeiro contato seja de uma forma que possamos avaliar a real condição do paciente.
O Princípio de Não – Maleficência
Fazer com que o paciente sempre esteja seguro.
Evitar qualquer situação ou procedimento que possa acarretar risco individual ou coletivo.
Se tem outros procedimentos com menos risco e que cause menos sofrimento.
Autonomia
Respeitar a opinião do paciente, sabendo-se de que todo indivíduo tem direito de ter sua própria opinião em relação a diversos assuntos.
Porém não podemos deixar de orientar o paciente, para que o mesmo tenha informações necessárias para poder formar a sua própria opinião. Princípio da justiça
Que todos os indivíduos tem direito a saúde independente de sua situação financeira, religião ou raça, que todos devem saber de seus direitos e