Resenha Sobre O Filme
Por: Vanessa Carqueijeiro Ferreira
Lançamento em 3 de novembro de 2006 (1h38min);
Dirigido por Davis Guggenheim;
Com Al Gore, Charles Berling, Billy West;
Gênero: Documentário.
O filme “Uma verdade inconveniente”, é dirigida pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore na qual apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
Al Gore argumenta de forma clara que a temperatura da Terra está subindo e sua principal causa é a ação do homem. A cada dia que passa vem ocorrendo cada vez mais fenômenos naturais extremos, ou seja, a natureza está nos dando um aviso que algo errado está acontecendo.
O planeta está passando cada vez mais com épocas intensas de calor, tempestades, secas e furacões cada vez mais severos, com isso vem aumentando também o numero de epidemias e a extinção de inúmeras espécies, essas consequências segundo Al Gore, vem ocorrendo por causa das mudanças climáticas da Terra.
O tema abordado no documentário é tratado de forma que deixa bem claro que as atividades humanas são a grande causa nas mudanças da Terra. Deixando assim o telespectador alarmado com os desastres ambientais que estamos enfrentando e os que estão por vir.
Al Gore inicia o documentário, demonstrando a importância da atmosfera, deixando bem claro que quando maior for à emissão de dióxido de carbono mais se eleva a espessura da camada atmosférica, ocasionando assim uma maior retenção de raios, o que gera mais calor, causando assim o aquecimento global e outras consequências como o desgelo nas calotas polares, causando um aumento no nível do mar e a alteração das temperaturas da agua em toda a Terra. Ou seja, o aquecimento global é uma consequência da intensificação dos gases do efeito estufa, que por sua vez é decorrência do excesso de concentração de