resenha sobre o filme ivanhoe
Ficha Técnica
Filme: Ivanhoé (1952)
Diretor: Richard Thorpe
País: Estados Unidos
Idioma original: Inglês
Duração:106 minutos
Gênero: Aventura
Sobre o Diretor:
Richard Thorpe nasceu em 24 de fevereiro de 1896 em Hutchinson em Kansas, começou atuando e dirigiu seu primeiro filme em 1923. Foi um diretor conhecido pela sua longa carreira nos estúdios da MGM, participou da direção de mais de 180 filmes, tendo entre eles três filmes com o a temática medievalista, estrelando Robert Taylor, que incluía Ivanhoé (1952), Os cavaleiros da Távola Redonda(1953) e As Aventuras de Quentin Durward (1995). Não possuíam uma interligação, todos eles gravados em estúdios britânicos da MGM, estes filmes ajudaram a construir um imaginário sobre os cavaleiros medievais e seus códigos.
Sobre o Romance que Inspirou o Filme: Escrito por Walter Scott, o romance conta os esforços do cavaleiro Wilfred de Ivanhoé para resgatar o rei Ricardo Coração de Leão, que havia sido sequestrado por Leopoldo da Áustria. Leopoldo pediu a quatis de 150.000 marcos de prata pelo resgate de Ricardo, logo após a terceira cruzada. O príncipe João mesmo sabendo da condição de seu irmão nega o resgate O romance surge em 1820 com o objetivo nacionalista de exaltar os valores e códigos dos cavaleiros, e também o heroísmo inglês frente aso franceses.
O romance obteve tamanho prestigio que deu ao autor o título nobiliárquico de Sir.
Resenha do Filme:
O filme conta a história do cavalariço do rei, Ricardo Coração de Leão, que é mantido como cativo por Leopoldo da Áustria, que cobra um alto resgate. Ivanhoé (Robert Taylor) tenta conseguir esse resgate com seu pai e os saxões, no entanto tal grupo não dispõe da quantia total. Ivanhoé acaba criando um laço de amizade com um judeu chamado Isaac, pedindo-lhe ajuda para levantar o dinheiro do resgate, assegurando da parte do rei que os judeus teriam um melhor tratamento. Logo depois Ivanhoé é recompensado pela