Resenha sobre a pesquisa nascer no Brasil.
Pamella Liz Nunes Pereira
Trabalho final da disciplina Políticas de Saúde para Mulheres, Crianças e
Adolescentes.
Rio de Janeiro
2014
1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................3
2. O PANORAMA ATUAL........................4
3.NOVOS CAMINHOS.............................6
4. CONCLUSÃO.......................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........8
2
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a discutir os resultados da pesquisa Nascer no Brasil, fazendo uma breve descrição crítica acerca de alguns pontos considerados fundamentais para a discussão, não se pretende aqui fazer uma análise minuciosa dos dados, mas sim uma apresentação geral do tema e seus desdobramentos, utilizando as questões discutidas em sala de aula durante o curso, tais como o direito da mulher de decidir sobre o seu corpo, sistema público e privado de saúde, embates políticos e questões sociais.
Nos
últimos
anos
a
taxa
de
cesarianas
aumentou
consideravelmente, passando de 38% no ano 2000 para 52% em
2012, se mantendo assim até a presente data, apesar deste aumento ser uma tendência mundial, o Brasil figura dentre os países onde essa taxa é mais elevada, com destaque para o setor privado, onde a taxa de cesarianas alcança 88% do total de partos realizados por esta rede. Não há uma prerrogativa científica que justifique tais taxas, sendo estas ligadas a questões como: gestão dos sistemas de saúde, formação e atuação dos profissionais responsáveis, questões sociais e econômicas, que culminaram na construção de uma cultura de valorização da cesariana em detrimento do parto normal.
A pesquisa Nascer no Brasil veio para suprir a demanda de reflexão e análise sobre este quadro, sendo a primeira do seu porte e rigor científico, utilizando uma grande amostra, e tendo abrangência nacional. Vemos através deste trabalho a situação atual da assistência à