karl marx
MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO:
FORÇA DE TRABALHO: Segundo Karl Marx, não é o trabalho que é comprado pelo capitalista, mas sim a “força do trabalho” ou a capacidade de trabalho do operário. Esta força de trabalho é paga "pelo seu valor", segundo as normas da economia capitalista. Assim o operário vende a sua força do trabalho, e o capitalista compra.
OBJETOS DE PRODUÇÃO:
MEIOS DE PRODUÇÃO: Para Karl Marx, meios de produção é tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza.
FORÇAS PRODUTIVAS SOCIAIS:
LUTA DE CLASSES: Para Karl Marx, luta de classes, é uma luta que vem se desenvolvendo a mais de duzentos anos, por causa dos interesses opostos da classe trabalhadora, e da classe burguesa. O estado tenta diminuir esses conflitos criando leis, porém segundo Marx, essas leis normalmente são a favor dos burgueses.
MODO DE PRODUÇÃO: Modo de produção, é a forma de organização associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção: instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc. Existem 6 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista.
INFRAESTRUTURA: Para Karl Marx, infraestrutura é a base da economia. São as atividades realizadas para produzir os bens de consumo no intuito de saciar as necessidades humanas, como por exemplo, os meios de produção e a força de trabalho. Então, Toda atividade que gere lucro para a economia é considerada uma infraestrutura.
SUPRAESTRUTURA: É contrária a infraestrutura, tendo preocupação social. Considera a parte da consciência humana, de que forma os indivíduos se organizam para garantir uma base