Reologia do Sangue
Ramo Biomecânica e Reabilitação
Ano lectivo 2013/2014
Reologia dos Fluídos
Trabalho elaborado por:
25457, Paula Pimenta
24958, Sónia Correia
25473, Yoselyn Santos
Docente:
Valdemar Garcia
Data de entrega:
13 Junho 2014
Reologia dos Fluídos
Resumo
Este trabalho foi proposto no âmbito da unidade curricular Hemodinâmica
Computacional do Mestrado em Tecnologia Biomédica.
A reologia é o ramo da Mecânica dos Fluidos que estuda o comportamento passível de sofrer deformações e do fluxo de matéria submetido a tensões, sob determinadas condições termodinâmicas ao longo de um intervalo de tempo, quer de corpos sólidos, quer de fluidos (gases ou líquidos).
A hemorreologia, mais enfatizada na UC, abrange o estudo do efeito induzido no sangue por forças aplicadas à sua superfície, já que este, como toda a matéria, possui propriedades que lhe afectam a deformação e o fluxo.
Este estudo tem importância tanto no dimensionamento de bombas, tubagens, agitadores, como no controlo de qualidade dos mais variados produtos e verificação de prazos de validade, assim como, em casos mais específicos, para uma melhor compreensão do fluxo sanguíneo e comportamento vascular, e das repercussões que diversos processos patológicos comuns induzem a nível do aparelho circulatório e da vascularização e metabolismo teciduais.
O objectivo aqui é aprofundar e consolidar conceitos na área através da consulta de bibliografia adequada, sendo esta um elemento da maior importância e que deve ser devidamente referida para posteriores consultas.
O presente relatório será redigido segundo o antigo acordo ortográfico.
Palavras-chave: Hemodinâmica, Reologia, Hemorreologia, Sólidos, Fluidos,
Deformação, Fluxo, Forças.
2
Hemodinâmica Computacional – ESTiG\IPB
Reologia dos Fluídos
Índice
Resumo