fluidos nao newtonianos
Alan P
Jean C B
RESUMO:
O fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão aplicada sobre ele, tensão de cisalhamento; não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Os fluidos não newtonianos são fluidos que se comportam inconstantemente dependendo da tensão de cisalhamento. A taxa de cisalhamento é proporcional a taxa resultante de deformação, que resulta em uma classificação especifica de tal fluido.
1. INTRODUÇÃO
Os fluidos não newtonianos estão presentes em nosso dia-a-dia, tendo varias classificações, e reações diferentes. O conceito de viscosidade é usado para caracterizar o fluido, ele pode ser inadequado para descrever o comportamento mecânico de determinadas substâncias líquidas como os fluidos não-Newtonianos. Estas substâncias são mais bem estudadas através de suas propriedades reológicas que mostram as relações entre a tensão aplicada nesta substância e a taxa de deformação sob diferentes condições de cisalhamento.
2. FLUIDO NEWTONIANO E NÃO NEWTONIANO
A relação entre a tensão de cisalhamento e gradiente de velocidade é considerada como relação newtoniana, seguem a Lei de Newton. Os fluidos que obedecem esta relação são chamados de fluidos newtonianos
Um fluido newtoniano se deforma conforme a força aplicada sobre ele, ou seja, a taxa de cisalhamento é proporcional a taxa de deformação, quanto mais força exercida no fluido maior será sua deformação.
Os fluidos não newtonianos se comportam de uma forma um pouco diferente. Quando a taxa de cisalhamento não é proporcional a taxa de deformação, e cuja viscosidade varia proporcionalmente a energia cinética (força) que imprime nesse mesmo fluido.
Figura 1: Classificação dos Fluidos segundo seu comportamento reológico. Fonte: http://www.setor1.com.br/analises/reologia/cla_ssi.htm 2.1 Reologia
Reologia estuda as propriedades físicas que