Imãs
Desde a antiguidade, já se usavam certas “pedras” para orientar nas rotas marítimas, terrestres, etc. Essas pedras, na verdade, possuiam a capacidade de atrair objetos de ferro para si. O Eletromagnetismo, deriva de duas palavras: eletricidade e magnetismo. Então, daí foi que Maxwell resolveu unificar e criar teorias à respeito deste.
Ímãs
O CAMPO MAGNÉTICO
Na Grécia antiga (século VI a.C.), em uma região denominada Magnésia, parecem ter sido feitas as primeiras observações de que um certo tipo de pedra tinha a propriedade de atrair objetos de ferro. Tais pedras foram mais tarde chamadas de imãs e o seu estudo foi chamado de magnetismo.
Um outro fato observado é que os imãs têm, em geral, dois pontos a partir dos quais parecem se originar as forças. Quando pegamos, por exemplo, um irmã em forma de barra (Fig. 1) e o aproximamos de pequenos fragmentos são atraídos por dois pontos que estão próximos das extremidades. Tais pontos foram denominados pólos.
Quando um imã em forma de barra é suspenso de modo a poder girar livremente (Fig. 2), observa-se que ele tende a se orientar, aproximadamente, na direção norte-sul. Por esse motivo, a extremidade que se volta para o norte geográfico foi chamada de pólo norte (N) e a extremidade que se volta para o sul geográfico foi chamada de pólo sul (S).
Foi a partir dessa observação que os chineses construíram as primeiras bússolas.
Quando colocamos dois imãs próximo um do outro, observamos a existência de forças com as seguintes características (Fig. 3):
- dois pólos norte se repelem (Fig. 3 a);
- dois pólos sul se repelem (Fig. 3 b);
- entre um pólo norte e um pólo sul há um par de forças de atração (Fig. 3 c).
Resumindo essas observações podemos dizer que: pólos de nomes diferentes de atraem e pólos de mesmo nome se repelem.
Magnetismo da Terra
A partir dessa observações concluímos que a Terra se