ímãs
Quando um ímã atrai um metal, é porque ele é bom condutor de energia tipo o cobre, metal...
Quando repele, é porque é mal condutor, tipo o alumínio e outros.
Quando não atrai nem repele, é porque ele é isolante como a borracha, o plástico, a madeira, entre outros.
Experiências usando a energia magnética.
O íman (português europeu) ou ímã (português brasileiro) nota 1 . Chamado ainda de magneto, é um objeto que provoca um campo magnético à sua volta.
Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos elétrons que se encontram no interior da matéria.
Um íman é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul". Por definição, o polo sul de um íman é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra.
Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímanes menores, cada um com um polo norte e um polo sul.
Um eletroímã é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica. A capacidade aparentemente misteriosa de ímãs em influenciar o movimento à distância, sem qualquer fonte de energia aparente, há muito tem apelado para a imaginação dos inventores. Um dos primeiros exemplos de motor magnético foi proposto pelo bispo John Wilkins (1614-1672) e tem sido amplamente copiado desde então. Ele consiste em uma rampa com um ímã no topo, que atrairia uma bola de metal inicialmente parada ao pé da rampa, por sobre a rampa. Perto do ímã havia um pequeno orifício que era para permitir que a bola, ao subir, caísse através dele, sob a rampa e