Imâs
Pólos magnéticos de mesmo nome repelem-se e de nomes contrários atraem-se.
CAMPO MAGNÉTICO
Analogamente ao campo elétrico, denomina-se campo magnético a região ao redor de um ímã na qual ocorre um efeito magnético. A sua representação é feita por linhas de campo ou linhas de indução, que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul. No interior do ímã, as linhas de campo vão do pólo sul para o pólo norte. Qualquer corrente elétrica irá dar origem a um campo magnético, no espaço em que ela está. Portanto podemos concluir que esse campo é gerado em volta de um condutor, independente de sua forma.
Campo magnético no fio retilíneo Quando um fio retilíneo é percorrido com uma corrente elétrica i, ele gera ao seu redor um campo magnético, cujas as linhas do campo são circunferências concêntricas pertencentes ao plano perpendicular ao fio e com centro comum em um ponto dele. Para sabermos qual o sentido do campo magnético deste fio utilizamos a regra da mão direita. Coloca-se polegar direito no mesmo sentido que a corrente, assim a direção que os demais dedos curvados nos mostrará será o sentido do campo, como mostra a figura abaixo:
A lei de Ampére nos permitiu determinar o módulo do campo magnético. Ela nos diz que “o vetor campo magnético é tangente as linhas do campo magnética”. Assim a tangente as linhas do campo magnética será a direção dele, e a intensidade do campo será