Fluidos não newtonianos
Fluidos não newtonianos
Trabalho semestral da disciplina de Ciências.
6oano.
Professor: Wagner
Coleguium
Belo Horizonte, MG
2014
1 INTRODUÇÃO
A Lei de Newton para a viscosidade se restringe para um determinado número de fluidos. Entretanto, existem materiais que sob escoamento dirigido por cisalhamento, apresentam comportamento distinto do previsto por Newton.
Em alguns fluidos, a viscosidade depende do cisalhamento aplicado ou do tempo de sua aplicação. Para estes fluidos, a viscosidade deixa de ser uma constante para se tornar uma propriedade dependente das condições em que o fluido é deformado ou sob tensão. Neste caso, a viscosidade do fluido passa a ser denominada de “Viscosidade Aparente”.
Desta forma, os fluidos viscosos podem ser classificados em função do seu comportamento de fluxo ou reológico. Este comportamento envolve a relação entre a resposta da viscosidade frente à taxa ou tempo de cisalhamento. Portanto, os fluidos podem ser classificados como newtonianos e não newtonianos.
O comportamento interessante e exótico que os fluidos não newtoniamos apresentam despertou o grande interesse pelo estudo. Na ausência de tensões externas, o fluido escorrerá da mesma forma que um líquido comum, apesar de sua elevada viscosidade? Ocorrerá um aumento concomitante da viscosidade com a força aplicada?
Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo observar e compreender o comportamento dos chamados fluídos não newtonianos, em especial, da mistura de amido de mandioca (polvilho) com água.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Os fluidos podem ser classificados em newtonianos ou não newtonianos. Os fluidos newtonianos possuem uma viscosidade constante, ou seja, seguem a Lei de Newton e não sofrem alteração quando aplicada uma força. Alguns exemplos são a água, o leite e os óleos vegetais. Já os fluidos não newtonianos, como ketchup e o amido de milho, são aqueles cuja viscosidade