dicas de pilotagem
INTRODUÇÃO
Antes que comecem com coisas, devo anunciar que nada do que vão ver aqui editado foi inventado por mim. É tudo resultado de uma recolha exaustiva de opiniões de profissionais editadas na Internet e de uma observação meticulosa de vídeos e fotografias disponíveis em variados meios.
Quando comecei a andar de kart, apercebi-me que afinal havia muita gente bem mais rápida do que eu na pista. Comecei a observar os mais rápidos e apercebi-me que a postura deles era diferente da minha. Vi também que as trajetórias e os pontos de frenagem também eram bem diferentes.
Eles não nasceram ensinados e tiveram que aprender com alguém.
Fui fazendo perguntas, fui investigando pela Internet e consegui ver que há muitas coisas para aprender, sendo que algumas delas são mesmo muito básicas. Há coisas que parecem sem importância, mas fazem toda a diferença.
Um exemplo:
Um dia li num site inglês que se deviam aproveitar as retas longas para aliviar as mãos do volante e respirar fundo.
A partir daí, nunca mais acabei uma corrida com dores nos pulsos nem com a boca seca!
Espero que desfrutem e consigam levar tudo para a pista.
Quem tiver opiniões ou quiser contribuir, é só constatar josueacramos@gmail.com
COMO SEGURAR O VOLANTE
Deves agarrar o volante na posição equivalente à dos ponteiros de um relógio às 22:10 horas. Observando fotografias de pilotos profissionais de kart, vês isso mesmo.
Esta posição dá ao piloto uma boa sensação de controle sobre o kart.
Mas, o mais importante, é que esta posição melhora a transferência de peso do piloto para o eixo dianteiro do kart, dando melhor aderência em curva.
Ao fazer a curva, mantenha as mãos firmes e obviamente, uma mão vai descer e a outra vai subir. A mão que faz força sobre o volante deve ser sempre a que empurra para cima, em vez da que puxa para baixo. Assim o peso do corpo é transferido para a parte mais alta do volante e através do efeito de alavancagem, transferindo mais