Resenha sobre Resolução conama
Engenharia Civil saneamento básico
Resenha Crítica do Artigo Intitulado
Título: Análise espacial e temporal de não conformidades em rios e reservatórios do Estado de São Paulo de acordo com seus enquadramentos (2005-2009).
Alunos: Eduardo Nery Silva da Costa – 13202817 Caio da Silva Amado – 14104250 Anderson Alves Gisbert – 06100080
Rio de Janeiro
Resenha crítica do artigo intitulado: Análise espacial e temporal de não conformidades em rios e reservatórios do Estado de São Paulo de acordo com seus enquadramentos (2005-2009).
O gerenciamento de recursos hídricos tem como objetivo viabilizar a utilização da água para as atividades humanas e que representa um passo fundamental em direção à sustentabilidade. Uma das ferramentas utilizadas é a separação dos rios em diferentes tipos de acordo com o sistema de classificação que considera diferentes atributos.
O esquema que envolve o processo de gestão de recursos hídricos considera elementos como: capacidade de suporte do corpo de água, padrões de qualidade, emissões de poluentes e entre outros
No Brasil a resolução CONAMA 357/2005 estabelece condições de qualidade para o enquadramento de corpos hídricos em território nacional e é dado pela sua preponderância. Essa resolução fixa limites superiores ou inferiores para diversas variáveis em sistemas de água doce, salobra e salina conforme tabela 1, condições que nem sempre o enquadramento dos corpos hídricos está de acordo com a resolução em questão.
Infelizmente ainda não existem levantamentos suficientes que nos dê embasamentos técnicos para que se permita o comparativo dos corpos hídricos