RESENHA DOS CAPÍTULOS SETE E OITO DO LIVRO GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL DE JOSÉ CARLOS BARBIERI
Curso de Administração
Trabalho de Gestão Ambiental
RESENHA DOS CAPÍTULOS SETE E OITO DO LIVRO GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL DE JOSÉ CARLOS BARBIERI
Maringá
2011
1. CAPÍTULO 7 - RELATÓRIOS AMBIENTAIS
São comunicações veiculadas por qualquer meio para divulgar os aspectos ambientais da organização, seus impactos e o que ela faz e pretende fazer em relação a eles.
Conforme comentado no capítulo 5 Barbieri destaca que a norma ISO 14001:2004 estabelece que um dos requisitos do SGA é a definição do nível de comunicação ambiental externa que a empresa pretende manter, decisão essa que deve ser formalmente registrada nos documentos do SGA. A comunicação voluntária do desempenho ambiental de uma dada empresa depende de como os seus dirigentes entendem de responsabilidade social, sendo que a ideia básica de responsabilidade sócio empresarial decorre do fato de que a sociedade tem certas expectativas quanto ao comportamento empresarial e aos resultados de suas atividades.
O princípio da responsabilidade pública refere-se ao fato de que as empresas são responsáveis pelos resultados relacionados com o envolvimento com a sociedade. A divulgação de resultados sócio empresariais favorece à administração comprometida com esse conceito de responsabilidade social ampliada.
Desta forma é necessário identificar a quem se devem divulgar estes resultados, para isso é preciso identificar os diferentes atores sociais com interesse no desempenho ambiental da empresa, visto que essa é uma questão importante a ser resolvida para a elaboração de relatórios ambientais voluntários.
Os stakeholders são os grupos com interesses na empresa, que afetam de algum modo o seu desempenho, sendo essa então a parte interessada pelos relatórios. Clarkson, stakeholders são pessoas ou grupos que tem, ou reivindicam, propriedade, direitos ou interesses em uma empresa e nas suas atividades presentes, passadas e futuras. O