Meio ambiente
PALESTRA:
“A SAÚDE AMBIENTAL E O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE”
São Carlos
Setembro 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-TURMA 1-C
ALINE DE SANTIS
RESENHA
PALESTRA:
“A SAÚDE AMBIENTAL E O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE”
Trabalho de meio ambiente exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Elisabete Gabriela Castellano.
São Carlos
2014
“A SAÚDE AMBIENTAL E O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE”
Antes que começarmos, precisamos entender o que significa saúde ambiental e o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde.
Saúde ambiental é a parte da saúde publica que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade.
Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar, aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente.
A quantidade exagerada de resíduos perigosos gerados pelo homem torna os ecossistemas naturais impossibilitados de depurá-los na velocidade necessária para se evitar tragédias de impacto ambiental. Há resíduos que não são depuráveis o que aumenta ainda mais a necessidade de conscientização ambiental, principalmente nos processos de geração e consumo. Entre os diversos tipos de resíduos produzidos pelo homem, estão os resíduos de serviços de saúde, os quais se tornam evidência, pois embora representem uma pequena parcela dos resíduos totais, ocupam uma posição de extrema importância pela capacidade que possuem de infectar e contaminar o meio ambiente e à saúde