Término de relacionamento
O objetivo deste trabalho foi investigar os sentimentos que predominam após o termino de relacionamento amoroso e as diferenças de intensidade quanto ao gênero, iniciativa de termino e duração do relacionamento. De um modo geral a separação amorosa provoca abalo tanto em homens quanto em mulheres, nas diferentes situações.
Término de Relacionamento Amoroso
O término de um relacionamento amoroso é uma situação vivenciada pela maioria dos indivíduos em sua vida. Embora a separação possa ser, às vezes, a melhor solução para um casal cujos membros não se consideram capazes de continuarmos tentando ultrapassar suas dificuldades, ela é sempre vivenciada como uma situação extremamente dolorosa havendo um luto a ser elaborado.
Cada separação tem uma história e, quase sempre provoca um abalo emotivo que, na escala das causas de estresse, vem imediatamente após a morte, que pode ser considerado equivalente ao trauma caudado pela perda da única fonte de subsistência. Estudar a separação amorosa significa estudar a presença da morte na vida. A separação é recíproca: "o outro morre em vida dentro de mim e eu também morro na consciência do outro"
O luto profundo como reação a perda de alguém que se ama, pode ser resumido como um estado de espírito penoso, na cessação de interesse pelo mundo externo, na perda da capacidade de adotar um novo objeto de amor e no afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre ele. Na medida em que a separação constitui a tão desejada solução para um problema que não poderia ser resolvido de outra forma, deveria, então, ser vivida como uma sensação de alivio, mas a mobilização emocional pós separação, é intensa, pois a pessoa está diante do medo, da incerteza e da insegurança. São comuns atitudes ilógicas, irracionais e impulsivas. A separação não é só o fim de uma união material, mas também a quebra de vínculos, de laços emotivos, sexuais e afetivos, criados tanto pelo amor como pelo ódio, pelas