Resenha sobre novos inventos para a vida cotidiana
Algumas invenções tecnológicas são apontadas no decorrer da reportagem, como a criação das lentes bifocais, invenção essa que de inicio se tinha a intenção de obter um benefício para correção de problemas visuais. Porém, essa descoberta resultou em outras novidades, através de conhecimentos e pesquisas de outros inventores, se teve a descoberta do microscópio, que permitiu ampliar e observar objetos minúsculos; o telescópio que diante desse equipamento foi possível se conhecer as dimensões espaciais. Tivemos também a criação da máquina a vapor, que logo vieram a locomotiva a vapor, os barcos a vapor e os automóveis; com a criação dos motores a jato foi possível inventar os aviões e helicópteros; as vacinas foi um passo para que logo depois viessem os anestésicos, a penicilina e até mesmo o Viagra. Temos também a energia elétrica e a lâmpada elétrica, a geladeira e o computador, equipamentos que hoje são indispensáveis em nosso dia a dia.
Todas essas invenções de alguma forma ainda vêm sendo utilizadas, porém, algumas sofreram modificações, obtendo melhor aperfeiçoamento, como o caso máquina de impressão, criada por Gutenberg em 1436.
Freitas (2008) ressalta que graças a essa inovação de Gutenberg se teve uma contribuição para que hoje os meios de comunicação possam cada vez mais quebrar barreiras. Hoje com alguns meios de comunicação, dentre eles a televisão, telefones e principalmente a internet, nos permitem com apenas um click comunicar com o mundo, on-line e em tempo real.
Freitas (2008) acrescenta que a criação da internet tinha como principal finalidade a