Resenha Sobre Neurologia Infantil
Resumo Comentado do Artigo
Tendo como foco principal a identificação de correlações entre as habilidades funcionais e padrões comportamentais em um grupo de crianças com paralisia cerebral, este artigo preocupa-se primeiramente em caracterizar uma PC, desde a apresentação dos principais fatores de risco até a classificação, levando em conta a topografia, o tipo de tônus postural e o grau de comprometimento motor.
Após uma breve introdução acerca do assunto, os autores encaminham o leitor à parte pratica da pesquisa, elucidando o período necessário ao estudo, a quantidade de pesquisados envolvidos, a média de idade e os critérios de inclusão e exclusão.
Com relação aos instrumentos utilizados na pesquisa, procuramos resumi-los da forma mais sucinta e clara possível, uma vez que estes são fundamentais para o entendimento deste artigo. O Gross Motor Function Classification System (GMFCS), o qual classifica as crianças em 5 (cinco) níveis de acordo com a gravidade do comprometimento neuromotor; o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) avalia as habilidades funcionais da criança a partir das respostas fornecidas pelos pais. Essa avaliação divide-se entre o desempenho de habilidades, a independência ou quantidade de ajuda fornecida pelos pais e as modificações do ambiente físico doméstico utilizado na rotina diária da criança; já o Child Behavior Checklist (CBCL) consiste em um inventário de avaliação comportamental desenvolvido para obter dados de percepção dos pais sobre a competência social e os problemas de comportamento dos seus filhos.
Os resultados apresentados quanto à topografia e o tônus muscular evidenciou uma supremacia de crianças quadriparéticas (33,3%), sendo as