Resenha do filme “ Freud – Além da Alma”
Freud - Além da Alma narra o período de vida do "pai da psicanálise", desde que ele se graduou no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação da teoria da sexualidade infantil.
O filme mostra Freud em seu processo de descobertas das patologias psíquicas e seu interesse pelos casos de histeria. Porém, os médicos do hospital em que Freud trabalhava consideravam a histeria impossível de ser tratada. Ansioso em obter respostas para acabar com o sofrimento dos pacientes, Freud decide ir para Paris, estudar a doutrina de Charcot.
Depois de ter regressado a Viena, Freud apresentou sua teoria sobre o inconsciente e os resultados que estava tendo com os pacientes que apresentavam traumas vindos de fatos ocorridos na infância. Ele foi totalmente desacreditado pelos colegas e despedido do seu emprego no hospital.
Durante as terapias com seus pacientes, Freud começou a perceber o problema da repressão e, através da análise, procurou pelo trauma que causava os sintomas que se apresentavam. Em uma das sessões, ele se deparou com um paciente, que em estado hipnótico, sentia desejos pela própria mãe. Esse fato o espantou, pois o fez questionar seu próprio inconsciente. Frente aos sonhos que começou a ter, Freud iniciou uma autoanálise e a angustia o dominou. Foi nesse contexto que começaram a surgir as primeiras linhas da teoria sobre a sexualidade.
Durante todo o tempo que estudou seus pacientes, procurando penetrar nos seus inconscientes, viveu, concomitantemente, um enorme conflito interior tentando desvendar suas próprias neuroses. Após períodos de desistência da pesquisa e períodos de retomada incentivadas por amigos ou por novas descobertas ele decide fazer uma palestra ao Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena, onde foi extremamente hostilizado. Explanou sobre o erotismo infantil desde o nascimento do bebê, iniciado pelo sugar dos seios de sua progenitora e pelas carícias que recebe da mãe pelo corpo