Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia: reflexão e crítica
BOSA, Cleonice. Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v.13, n.1, 2000.
Credenciais da Autora Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1983), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Psicologia pelo Institute Of Psychiatry- University of London (1998) e pós-doutorado pelo Cincinnatti Children's Medical Hospital, Ohio, USA(2010).
Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Distúrbios da comunicação e da Interação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, desenvolvimento social, identificação precoce, impacto na família, e inclusão.
Coordena o Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento- NIEPED e o CEMA - Centro de Avaliação multidisciplinar em autismo. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria - capítulo gaúcho - ABENEPI; Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de neurologia, psiquiatria e Áreas Afins (Nacional)
Resumo da Obra
O texto apresenta uma breve revisão de cinco concepções sobre o estudo do autismo, traçando as principais contribuições e limitações das distintas abordagens: psicanálise, teoria afetiva, teoria da mente, teorias neuropsicológicas e processamento da informação. De modo que os diferentes achados nestas áreas, constituem essencial para compreender comportamento autístico e formar o intrigante perfil que caracteriza o autismo.
Na primeira parte da pesquisa, a autora discute a abordagem da Psicanálise no estudo do autismo. Retrata que a preocupação dos psicanalistas tem sido mais a de descrever o funcionamento mental, os estados afetivos e o modo como essas crianças de relacionam com as pessoas. Neste contexto apresentam-se diferentes concepções de autores para explicar a gênese