Resumo : Freud Além da Alma
O filme mostra o início dos trabalhos de Freud ,relatando sua vida desde que ele se graduou no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação da teoria da sexualidade infantil.
Sigmund Freud começa o filme internando uma pessoa com histeria,(doença emocional psíquica) sem a concordância dos outros médicos.
Charcot, neurologista francês, que emprega a hipnose para estudar a histeria, demonstrou que idéias mórbidas podiam produzir manifestações físicas. Freud ganhou uma bolsa para estudar com Charcot em Paris.
Freud passou a acompanhar o tratamento de Cecily, Breuer por motivos pessoais e falta de entendimento de determinados comportamentos que sua paciente manifestava em sua relação abandonou caso e passou para Freud. Durante o tratamento dessa paciente Freud descobriu que, o método de associação livre era mais eficaz que o hipnótico,pois sempre encontrava resistência por parte de seus pacientes, esse fato o levou a iniciar a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico
Freud começa associar as análise feitas nessa paciente, com experiências próprias através dos sonhos que ele tinha e formula ateoria da sexualidade infantil que é conhecido como o Complexo de Édipo, essa teoria dizia a mãe ou pai eram objetos de desejo da criança entre 3 a 5 anos.
Após uma frustação Freud conversa com Martha, sua esposa, a qual leu uma anotação que Freud. Ele havia escrito em sua agenda nos tempos de estudante: “O progresso é como o aprender a andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade". Nesse momento, Freud tem um vislumbre da verdade que ele perseguia ao se lembrar também de haver escrito: "...o falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo". Descobre que no universo da fantasia pode estar a realidade. Uma fantasia transportada para a fase adulta, que não sendo trabalhada, torna-se um recalque.
Freud então altera