Resumo do Filme Freud alem da alma
O filme passa-se em 1986, em Viena, onde Freud e retrata os estudos do pai da psicanálise. Dirigido por John Huston, o filme relata uma parta da vida de Freud e como ele se interessou pelos estudos da histeria. Viaja para França afim de fazer um estágio com um renomado neurologista chamado Jean Martin Charcot e começa seu estudo sobre histeria. Na mesma época Freud trabalha em um hospital sob direção de Meynert, que não acreditava nos sintomas de histeria e imagina que os mesmos se tratavam de mentira, para fugir das responsabilidades e da realidade com isso, Freud se afasta de Meynert e procura observar a doutrina de Charcot, em relação à histeria sob o método da hipnose.
Após retornar a Viena Freud apresenta um relatório de sua viagem e levanta uma teoria sobre a histeria e a ideia de Inconsciente em um conselho de medicina, porem sua teoria não é aceita após um discurso opositor de Meynert. Contudo após esse conselho um dos médicos vienenses presentes se aproxima de Freud afim de estudar histeria e o pensamento inconsciente. Seu nome é Josef Breuer. Ele comenta com Freud sobre uma paciente que apresentava diversas desordens mentais, entre uma delas a insônia e que para faze-la dormir sem o uso de medicamentos usou a hipnose, porem ao faze-lo ele percebe que a paciente começa a falar sobre alguns momentos de sua vida, coisas que não faziam muito sentido, mas para Breuer era um indício de pensamentos inconscientes, sendo assim, fez com que a paciente falasse mais sobre esses momentos e viu que isso estava, de alguma forma estava alianando os seus sintomas. Breuer apresenta a paciente para Freud e a hipnotiza afim de demonstrar a sua nova técnica de tratamento.
Assim os dois começam as estudar os pacientes que sofrem de histeria para escrever um livro chamado estudos sobre histeria. Porem freud começa a a perceber que todos os pacientes tinham algo em comum, os seus traumas estavam ligados à sexualidade, e ele