estado social estado liberal
MAIARA APARECIDA TEIXEIRA
ESTADO LIBERAL E ESTADO SOCIAL
LAGES, SC
2013
MAIARA APARECIDA TEIXEIRA
ESTADO LIBERAL E ESTADO SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Formação Sócio-Histórica e Política do Brasil, como requisito parcial para obtenção de conceito. Professor: Ribeiro de Jesus.
LAGES
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ESTADO LIBERAL E ESTADO SOCIAL 5
2 QUAL LIBERALISMO? 5 2.2 A CRÍTICA DOS SOCIALISMOS REAIS 6 2.3 CURSOS E RECURSOS 7 2.4 O MERCADO POLÍTICO 7
2 LIBERALISMO E DEMOCRACIA SÃO COMPATÍVEIS? 8
2 ANALISE CRITICA 8
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado tratará de Estado Liberal e Estado Social segundo Bobbio. Em síntese a distinção entre ambos. Para o cidadão comum, a diferença, basicamente, é a seguinte: abrir mão de quase todo o seu salário e ter tudo de bandeja, ou ter o dinheiro em mãos e muito mais liberdade de escolha?
2. ESTADO LIBERAL E ESTADO SOCIAL
O principio de justiça a que se vincula Mill é o do neminem laedere: "O único objetivo pelo qual se pode legitimamente exercer um poder sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra a sua vontade, é o de evitar danos aos outros".
Não obstante a idéia corrente na filosofia do direito moderno (até Hegel inclusive) de que o direito, diferentemente da moral, consiste em preceitos negativos, cujo primeiro princípio é o neminem laedere, todo ordenamento jurídico, mesmo o do estado liberal ideal (que na realidade jamais existiu), consiste em preceitos negativos e positivos.
A idéia de que o único dever do estado seja o de impedir que os indivíduos provoquem danos uns aos outros, idéia que será levada às extremas conseqüências e à máxima rigidez pelo liberalismo extremo de Herbert Spencer,