Resenha sobre Hospitalização da Criança e Adolescente
Graduação em Enfermagem – 6ª fase
Disc.: Integralidade no Processo de Cuidar em Enfermagem na Criança e Adolescente
Resenha sobre o artigo:
“Doença e Hospitalização da Criança: Identificando as Habilidades da Família”
Doenças e hospitalizações, de modo geral, afetam significativamente os familiares e pessoas próximas ao doente e/ou hospitalizado, sendo que, trata-se de um momento difícil em vários aspectos. Tal situação passa a envolver ainda mais os familiares quando o doente trata-se de uma criança, pois a criança ainda é um ser dependente, que necessita de cuidados ainda mais especiais e de um maior apoio das pessoas próximas
O estudo visou questionar quais as habilidades devem ser adquiridas pelos familiares de uma criança doente ou hospitalizada. Os familiares são diretamente afetados pela situação em que vive a criança, por esse motivo, é necessário que haja desenvolvimento de certas habilidades, afim de melhorar o cuidado à criança sem interferir negativamente nas questões familiares. Durante o estudo, foram encontradas as principais habilidades desenvolvidas durante esse processo de hospitalização da criança. Uma das habilidades seria adquirir segurança para cuidar da criança doente, ou seja, o cuidador deve estar preparado tanto físico quanto psicologicamente para realizar o cuidado, pois a criança necessita de cuidados redobrados, por se tornar, muitas vezes, totalmente dependente do cuidador.
Outra habilidade encontrada no estudo é a capacidade de lidar com a solidão e o isolamento, que podem ser resultado de uma rotina totalmente dedicada ao cuidado da criança, que requer total atenção. Quando a criança doente possui apenas um cuidador, este acaba ficando isolado e solitário por dedicar-se com exclusividade ao cuidado. É importante que todos os familiares esforcem-se pela recuperação da saúde da criança, para o bem dela e para não sobrecarregar apenas um membro da família.
A capacidade