Psicologia Hospitalar
José Rodrigues Rocha, Darcilene de Araujo Mesquita, Edseany Pereira da Silva
Resumo
A psicologia no contexto hospitalar é mais uma das áreas de atuação do psicólogo. O psicólogo ao se inserir no contexto hospitalar deve tornar-se acessível aos pacientes, aos seus familiares e/ou responsáveis, favorecendo um trabalho interdisciplinar junto á equipe de saúde, oferecendo e desenvolvendo atendimento e atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como foco o acompanhamento e a avaliação dos processos psíquicos do paciente que tem que enfrentar um procedimento médico, visando a promoção e recuperação em nível biopsicossocioespirituambiental. Este artigo discute algumas questões a cerca das implicações da atuação do psicólogo junto à criança hospitalizada, os objetivos e as características dessa atuação. Com isso, espera-se enriquecer a compreensão da prática do psicólogo hospitalar, especialmente na hospitalização infantil, a fim de prevenir e tratar os problemas psicológicos relacionados ao processo de hospitalização.
Palavras-chave
Psicologia hospitalar; atuação psicológica; criança hospitalizada.
Referências
ALTAMIRA, Lorena L. A criança hospitalizada: um estudo sobre a atuação do Psicólogo Hospitalar. Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Arcos/MG 2010. Publicado em 07/01/2011. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2011.
ANGERAMI-CARMON, V. A.(org.); NICOLETTI, E. A. e CHIATTONE, H. B. De C. O docente, a psicologia e o hospital. São Paulo: Cinge Learning, 2009.
BAPTISTA, M. N. e DIAS, R. R. Psicologia Hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
CUNHA, Luiz Cláudio Rezende A cor no ambiente hospitalar. Anais do I Congresso Nacional da ABDEH – IV Seminário de Engenharia Clínica – 2004.
GORAYEB, Ricardo. A prática da psicologia hospitalar. Psicologia Clínica e da Saúde –