Resenha sobre Giuseppe Peano
Giuseppe Peano nasceu em Cuneo, Piemont, na Itália, no dia 27 de agosto de 1858. Filho de trabalhadores da fazenda, ele foi educado na escola da aldeia de Spinetta e depois em Cuneo, onde andava diariamente 5km até a escola, depois, passou a morar com a mãe e um irmão em Cuneo, enquanto seu pai continuava trabalhando na fazenda. Um irmão mais velho tornou-se padre em Turim e o levou em 1870 para o preparar para estudos universitários. Concluiu os estudos no Ginnasio Cavour (1873) e no Liceo Cavour (1876), e depois entrou na universidade.Estudou matemática na Universidade de Turin, onde começou a ensinar cálculo infinitesimal. Em 1886 Peano provou que se f(x,y) é contínua então a equação diferencial de primeira ordem dy/dx=f(x,y) tem uma solução, anteriormente provadas por Cauchy e Lipschitz. Peano mostrou que as soluções não eram únicas, dando como um exemplo a equação diferencial dy/dx=3y, com y(0)=0.
De 1886 a 1901 tornou-se professor de matemática na Real Academia de Artillería, sendo considerado o maior matemático de sua época. Foi o fundador da moderna lógica matemática e da teoria dos conjuntos, cujos conceitos e notações contribuíram muito para o desenvolvimento da matemática Na obra "Arithmetices Principia Nova Methodo Exposita" de 1889.
Em 1888, introduziu a definição axiomática de espaço vetorial, chamando de sistemas lineares. Peano exprimia os postulados em símbolos, em vez das palavras que usamos. O método postulacional atingiu novo nível de precisão, sem ambigüidade de sentido e sem hipóteses ocultas. Ele também desenvolveu a lógica simbólica.
Peano desenvolveu os famosos axiomas de Peano, formulados pela primeira vez em 1889, considerados até hoje como a axiomatização padrão dos números naturais. Exprimia os postulados em símbolos, em vez das palavras que usamos. O método postulacional atingiu novo nível de precisão, sem ambigüidade de sentido e sem hipóteses ocultas. Ele também desenvolveu