serviço Social
O assistente social trabalha com a questão da exclusão social. Faz parte do trabalho deste profissional o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.
O curso de Serviço Social é voltado para dar base para o estudante compreender e analisar a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. Para isso, a grade curricular inclui aulas de sociologia, teoria política, filosofia e economia. Além de matérias como formação da sociedade brasileira, políticas e movimentos sociais, trabalho e sociedade, relações de gênero, étnicas e raciais.
Ao se formar, o estudante pode trabalhar dando assistência à criança e ao adolescente, desenvolvendo e implantando projetos de apoio à educação ou acompanhando os processos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco social, de adoção ou disputa de guarda.
Em empresas, podem organizar e executar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho. Na área da saúde, participando de campanhas públicas de prevenção de doenças e no combate ao alcoolismo e às drogas. E na área de educação, um profissional de Serviço Social pode criar e implantar programas de bolsas de estudos e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.
O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política,antropologia, ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.