In Company
Aplicar o modelo de SCM na empresa Inox Biaso que hoje necessita de 2 pontos propostos pela trabalho apresentado.
Deficiência da empresa com consumíveis
A empresa Inox Biaso tem todos os seus processos alimentados por consumíveis como solda, lixas para polimento, etc. Com toda essa necessidade diária, exige-se uma atenção redobrada com relação quantidade disponível para não atrapalhar o fluxo produtivo.
Os processos da empresa são considerados “Artesanais” e merecem uma atenção dedicada com tais consumíveis, pois cada produto tem sua característica específica e necessita de processos totalmente customizados. Isso implica também na previsão de quantidade e cronograma da produção. As etapas podem ser concentradas em um mesmo mês o que aumentam muito a demanda para tais consumíveis, já que são equipamento nunca anteriormente fabricados.
Para uma solução do problema, foi sugerido a implantação de VMI para que o fornecedor controle o estoque e o volume a ser enviado para a empresa. Isso traria menos responsabilidade ao setor de compras e maiores oportunidade de buscar novos fornecedores de chapas e outras matérias-primas. A seguir serão apresentados os benefícios da implantação do VMI.
Necessidade de compras programadas de EPI’s
A empresa Inox Biaso no ramo de caldeiraria, enquadra em processos que exige o uso de EPI’s, para não ser uma atividade insalubre e também para a proteção dos colaboradores. Hoje com 35 funcionários, e a necessidade de aproximadamente 12 EPI’s (diversificados) por funcionário, e alguns desses EPI’s são substituídos semanalmente, outros por mensalmente, etc. Sendo aproximadamente 500 itens por compra programada, no período de 6 meses.
Diante desta realidade o setor de “compras” da empresa identificou a necessidade de compras programadas e controladas pelo fornecedor, visto que o processo In Company não é viável pelos investimentos e adaptações. Foi então que foi feita a