Resenha Sem Medo de Viver
Sérgio é um homem batalhador, do interior e que sonha muito com um futuro melhor. Ao chegar à cidade consegue um emprego, o qual se esforça e trabalha muito para um dia ser promovido. Porém, quando chega o dia um colega seu é escolhido para o cargo, pois é mais culto e tem um diploma, o que Sérgio não tem, pois não tivera a oportunidade de estudar.
Vê então seu mundo desmoronar. Sem emprego, é também abandonado por Flora, sua namorada. Flora é muito vaidosa, orgulhosa e ligada às aparências, e quando vê que ele está desempregado acredita que não terá um futuro ao seu lado.
Sérgio então resolve mudar de atitude. Passa a se vestir melhor, frequentar lugares elegantes, mesmo que isso custe gastar todas as suas economias. Assim passa a conviver e chamar a atenção das pessoas, que passam a trata-lo melhor. Nesta fase, ele faz amizade com Flávio, seu chefe, e Arlete, que com o tempo se transforma em um grande amor. Flora volta, atraída por sua ambição e pelo fato de que agora Sérgio é um homem bem sucedido.
A partir dai, Flora faz de tudo para reconquistar Sérgio, usando de várias artimanhas para conseguir o que quer. Não conseguindo, resolve ataca-lo e destruí-lo. A vida de Sérgio então muda, e tudo passa a dar errado. O amor de Arlete, a amizade de Flávio e a fé o salvam.
O livro de Zibia Gasparetto procura mostrar que devemos acreditar em nosso potencial, sem deixar que a negatividade dos outros nos atrapalhe. Devemos correr atrás dos nossos sonhos, mas com caráter, sem prejudicar ninguém. Precisamos aprender a tomar as rédeas das nossas vidas, sempre com pensamentos bons. Tudo o que desejamos e fazemos para o outro, retorna para nós.
Débora Soares Rodrigues. 2° semestre noite