PSICOLOGIA
_________________________________________________________
YASMIN SILVA
rESENHA “iLHA DO MEDO”
_________________________________________________________
Foz do Iguaçu - PR
2013
YASMIN SILVA
Resenha “ilha do medo”
Resenha apresentada para a disciplina de Saúde Mental, no curso de Psicologia, da Faculdade Anglo-Americano (FAA).
Profº. Marisa Godoy.
Foz do Iguaçu
Novembro - 2013
RESENHA
O filme Ilha do Medo, uma produção estadunidense de 2010 traz como foco o personagem Edward Daniels (Leonardo DiCáprio) e seu parceiro Chuck Aule ( Mark Ruffalo). O plot do longa traz um mistério como base da trama, como um investigador Edward/Teddy está um busca de pistas de um paciente desaparecido em “Shutter Island Ashecliffe” e acaba descobrindo que este hospital psiquiátrico promove tratamentos questionáveis para com seus internos. Sob esse ponto de vista o filme nos leva a uma história metodicamente alucinante, o personagem principal enfrenta ainda a completa falta de colaboração dos médicos da instituição.
O filme, certamente relata diversas informações questionáveis a respeito da instituição, entretanto acredito que seu maior foco de todos os tratamentos, é a lobotomia, o tão temido tratamento utilizado em seus internos. A trama é certamente algo a ser discutido, pois no decorrer dela, descobrimos a respeito de outro tratamento usado na instituição.
Tratamento esse que visa devolver a lucidez para um interno através de pistas que o trazem de seu delírio até a lucidez. E como ficou claro durante o filme, Teddy na verdade é o interno ao qual estava procurando, esse “tratamento” experimental usado pelo Dr. John Crawley é certamente arriscado e ousado, e provavelmente pode ser entendido como um tratamento que trás a sanidade a partir do próprio delírio do paciente,mais como um choque de