Hardware
No ambiente de uma rede de computadores os diversos elementos que compõem a rede tanto em termos físicos, quanto em termos lógicos. É importante ter-se neste ponto uma visão geral destes elementos que caracterizam um ambiente de rede.
Cliente - computador que busca a utilização de recursos compartilhados ou o acesso a informações que se encontram em pontos centralizados desta rede.
Servidor - computador que centraliza o oferecimento de recursos ou informações compartilhadas e que atende as requisições dos computadores clientes desta rede.
Usuário - corresponde a toda pessoa que utiliza um computador cliente e que procura acessar recursos e informações compartilhadas.
Mídia - ou meio de comunicação corresponde à forma física de conexão entre os computadores de uma rede. Basicamente corresponde a dois tipos:
Cabeamento ou também denominada conexão com fio – ex: fibra óptica
Wireless ou também denominada conexão sem fio – ex: rádio.
Administrador - corresponde à pessoa que cuida do gerenciamento e administração dos servidores e dos recursos compartilhados, é também responsável por toda a segurança de acesso na rede.
Hardware de rede - a placa de rede ou interface de rede corresponde ao dispositivo que anexado ao computador permite que ele possa ser conectado fisicamente a alguma mídia de conexão.
Modem - se o tipo de mídia corresponde a um meio de telefonia analógica ou digital, então a interface de conexão é denominada modem, pois é responsável por um processo denominado modulação-demodulação.
Sistema operacional de rede – para um computador operar em uma rede, tanto no papel cliente, como no de servidor, é necessário que o sistema operacional instalado neste computador possa suportar as operações de comunicação em rede. Todos os sistemas operacionais atuais suportam e reconhecem a operação em rede, implementando em suas operações de entrada e saída, as funções de utilização como clientes e servidores. Temos como exemplo os