Individuo e a Sociedade
Módulo:2
Atividade:6.2.1
Título O indivíduo e a sociedade
Aluno: Allan Barreto
Disciplina: Psicologia
Turma:95
Relações entre o indivíduo e o social
Se lhe pedirem para definir a sua identidade, provavelmente declararemos algumas características pessoais (sou tímido, inteligente, esportista e etc), outra possibilidade seria nos descrevermos com características pertencentes a categorias sociais (raça, classe social, nacionalidade e etc) e até mesmo pelos papéis sociais (executivo, aluno de uma escola, irão mais velho...)
Desta forma, o auto conceito de cada um implica dois subsistemas importantes: a identidade pessoal e a identidade social, o “eu” e o “nós”.
O indivíduo socializa-se e constrói a sua identidade por etapas, ao longo de um processo que origina-se no nascimento até à adolescência, e prossegue na idade adulta.
A relação entre o indivíduo e a sociedade continua sendo referência, seja na sociologia tradicional onde somos vistos como o resultado do determinismo social, seja na sociologia contemporânea caracterizada, sobretudo, por sua tentativa de superar as dicotomias típicas da sociologia clássica, tais como: indivíduo versus sociedade.
Independente da tendência, entende-se que esses dois fatores (social e individual) são indissociáveis.
Para superar dicotomia entre indivíduo e sociedade, Elias formulou o conceito de configuração que pode ser aplicado a pequenos grupos ou a sociedades inteiras, constituídas por pessoas que se relacionam.
Para realçar a interdependência entre as pessoas, Elias utiliza a expressão “sociedade dos indivíduos”, que destaca a unidade e não a divisão.
Complexidade do viver coletivo
A interação humana, além de inevitável é fundamental, logo, é incontestável que o ser humano para viver, precisa conviver.
Em sociedade o “eu” e o “outro” sempre se relacionam, e as necessidades sociais vão sendo estabelecidas. Elogiamos e somos elogiados;