Reis filosóficos e a educação
O rei-filósofo é aquele que governa para os cidadãos e a sociedade é não apenas para engrandecimento e enriquecimento próprio, tem por intenção fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores, logo, o rei-filósofo não tem por ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestígio e riqueza; ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser o educador maior de todos.
Na proposta platônica de educação, nas ideias do século XXI, percebemos exclusões e preconceitos como uma escola elitista, para poucos, com rigidez e castigos; educação diferente para meninos e meninas, uma educação totalmente dualista. Platão apresenta uma nova forma de educar, dando mais atenção aos processos educativos, Platão defende que a educação tenha caráter público e que seja ministrada em prédios construídos especialmente para esse fim, onde meninos e meninas recebam igual instrução.
Conclusão
A filosofia surgiu com o propósito de buscar respostas para os fatos da realidade, fatos esses que outra eram explicados através de pensamentos misticos, que não podiam ser questionados, como essas