RESENHA EDUCA O COMO PR TICA DA LIBERDADE
7º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ELIZA CRISTINA TAVARES REIS.
CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Poço Verde
Novembro, 2014.
ELIZA CRISTINA TAVARES REIS.
.
CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Trabalho apresentado ao curso de pedagogia, sob a orientação da professora, Maria Ângela Dias Santos como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Educação de Jovens e Adultos.
Professora Tutora: Michelle Matos.
Poço Verde
Novembro, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. Em seu ensaio Educação como Prática da Liberdade, o autor faz uma exposição do “método” de Alfabetização de Adultos de forma detalhada, relacionando o contexto histórico filosófico e político da época.
No capítulo “A sociedade brasileira em transição”, Paulo Freire disserta a respeito das forças políticas e disputas de poder da década de 60, utilizando seus conceitos filosóficos e teóricos. O autor define sua filosofia como existencial, ou seja, para ele não basta viver, é necessário estar no mundo, relacionando-se e dialogando com ele. Dessa forma, ele afirma que o homem precisa integrar-se como seu contexto histórico, capacitando-se para transformá-la por meio da crítica. No entanto, para Paulo Freire, diariamente o homem é simples, contido, paralisado, se porta como plateia e, não, como personagem ativo na história, por duvidar da sua capacidade transformadora e acreditar que está sozinho. O Brasil vivenciava a passagem de uma para outra época.
No capítulo “A sociedade brasileira em transição”, Paulo Freire disserta a respeito das forças políticas e disputas de poder da década de 60, utilizando seus conceitos filosóficos e teóricos. O autor define sua filosofia como existencial, ou seja, para ele não basta viver, é necessário estar no