lingua portuguesa
Quais os pontos em comum das propostas de educação em Esparta e Atenas mostrado no filme?
Os pontos em comum estão primeiramente no nascimento, se a criança nascesse fraca ou doente era decidido se iria viver ou morrer, na espartana existia um conselho de anciãos e na ateniense os pais decidiam. Caso sobrevivesse, as crianças eram entregues aos pais (esparta) ou a uma ama (Atenas) até que completassem 7 anos, a partir de então eram levados a escola. As escolas espartana e ateniense eram baseadas no militarismo. Ambas ensinavam atividades físicas, a espartana como prioridade (militarismo) e a ateniense como currículo.
Quais as especificidades da educação em Esparta e em Atenas?
No que diz respeito às instituições políticas, Atenas criou-se uma forma de governo democrática. Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos. Além disso, existiam dois reis; as funções desses reis eram ligadas às questões religiosas e militares. O papel desempenhado por homens e mulheres nas sociedades também tinha suas especificidades. Em Esparta, as mulheres recebiam uma rigorosa educação física e psicológica, participavam das reuniões públicas, disputavam competições esportivas e administravam o patrimônio familiar. Em contrapartida, a cultura ateniense restringia suas mulheres ao mundo doméstico. A docilidade e a submissão ao pai e ao marido eram valores repassados às mulheres atenienses.
Estabeleça a relação entre o modelo de educação e a organização social e política dessas sociedades.
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo. Os jovens espartanos aprendiam a escrever aquilo que era estritamente necessário. Dessa forma, o cidadão espartano deveria ser forte e resistente, um