atps michele 2
A resenha critica tem como objetivo identificar os principais conceitos de psicanalise, baseado nos estudos de Sigmund Freud, através da livre associação de ideias ou por meio conseguimos destacar termos utilizados na psicanalise e alguns transtornos citados na resenha abaixo.
Conceitos Básicos de Psicanalise
Ao falar sobre conceitos básicos de psicanalise, podemos citar como seu principal fundador Sigmund Freud do pela teoria de que nosso comportamento vem de desejos inconscientes que pode ser reconhecido através dos instintos, anseios, impulsos que fornecem energia para ações individuais.
Podemos afirmar que objeto de estudos da psicanalise e o inconsciente e que a maneira de acessá-lo se dá através da associação livre, Freud ao analisar seu pacientes; identificou Id como um desejo libidinal regido pelo princípio do prazer, em relação super- ego identificou como aquele que impede certos desejos (o castrador) já o ego é o equilíbrio entre os dois.
Para facilitar ainda mais o entendimento da psique Freud também definiu pré-consciente algo inconsciente que pode voltar a ser consciente a qualquer momento, já falando de consciente podemos em uma palavra pensar, sentir e falar.
O inconsciente a principal analise para desenvolver as teorias de Freud tem como conceito desejos reprimidos.
Freud destacou que o desenvolvimento do personalidade se divide em cinco fases;
Fase oral: A boca é caracterizada como principal zona de prazer da criança que ao mamar fica fixada pelo peito da mãe achando que o mesmo faz parte dela;
Fase anal: a criança expulsa ou reprime fezes, isso ocorre na segunda ou terceiro ano de vida, o ânus passa a ser a região de prazer, o mesmo tem a percepção de controle anal.
Fase fálica: fase em que a criança começa a sentir prazer ao manusear seus órgão genitais e nesse estado que Freud situa o complexo e édipo (a criança disputa o amor do genitor do sexo oposto, com o genitor do mesmo sexo).
Fase latência: fase da