Resenha SELLA
Aparecida Feola Sella é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e atua como professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Sanimar Busse é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Este estudo está relacionado ao Projeto Crenças e Atitudes Linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato – doravante CAL. Analisa as questões referentes às localidades de Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, nas quais se nota a presença de crenças norteadas pelo contexto de fronteira. Foram selecionados recortes de depoimentos de informantes do sexo masculinos, entre 41 e 56 anos, no intuito de verificar a noção de prestígio linguístico nas comunidades em questão. O texto, muito didático, foi dividido em duas partes: a primeira consiste na fundamentação teórica que serve de base para as hipóteses levantadas e a segunda conta com os recortes mais significativos para a defesa da hipótese apresentada.
Sella e Busse aferem que os falantes, em situação de contato linguístico, tendem a avaliar o outro segundo, também, a forma como esse fala. Citando Lambert e Lambert (1966), afirmam que atitude é uma forma de pensar, sentir e reagir no que diz respeito à relação para com pessoas, grupos e, ainda, questões sociais. As autoras assinalam que as crenças e atitudes linguísticas são ativas no processo de mudança linguística.
As classificações entre formal/informal, padrão/coloquial são escolhas norteadas segundo noções de prestígio social, são, pois, motivadas nas interações sociais. Essas oposições não são estáticas, mas