Resenha: saude da mulher
A saúde da mulher esta organizada num programa do Ministério da saúde, o programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM). O programa prevê várias fases de sua vida, da adolescência à menopausa, incluindo a assistência ao pré-natal, parto e puerpério, planejamento familiar, assistência clínico-ginecológica e climatério. Com objetivo de melhorar as condições de saúde da mulher e reduzir as taxas de mobilidade e mortalidade maternas.
Na assistência clinico-ginecológica há especial preocupação com a prevenção do câncer de mama e do câncer cérvico-uterino.
O câncer de colo do útero é uma doença possível de ser prevenida e curada. Em nosso país representa a segunda causa de óbitos por neoplasia, 70 % dos casos diagnosticados já estão em fases avançadas. Para reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero, o Ministério de saúde desenvolveu o Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo Uterino – o qual utiliza ações educativas e aumento da qualidade dos serviços prestado. Seu público-alvo são as mulheres entre 35 e 49 anos de idade, consideradas como a população de maior risco. As etapas do Programa de Prevenção de Câncer de Colo do Útero (PCCU) são: o Recrutamento, conjunto de ações educativas que visam aumentar o conhecimento sobre o câncer de colo do útero. o Descrição detalhada das atribuições de cada profissional, como treinamento e reciclagem dos profissionais. o Coleta de material para o exame de Papanicolau: consiste na coleta do esfregaço, processamento e leitura do esfregaço no laboratório. o Avaliação do resultado, tratamento e acompanhamento do tratamento do câncer de colo do útero.
O câncer de mama é um grave problema de saúde pública, responsável por significativo numero de óbitos entre mulheres adultas. É o câncer mais temido pelas