Resenha Saude Da Mulher
A ovulação e a menstruação são funções reprodutoras de mulheres sexualmente maduras e são amplamente reguladas pela ação dos hormônios da adeno- hipófise e dos ovários. Ambas ocorrem em um intervalo que vai do inicio do fluxo menstrual ao ultimo dia antes da próxima menstruação, que pode ser de 28 a 32 dias, podendo ser regulares quando todo mês o fluxo ocorre na mesma quantidade de dias, e irregulares quando o fluxo ocorre em dias variados, por exemplo, em um mês o intervalo é de 28 dias, no outro mês de 32 dias e no outro de 30 dias. Suas alterações ocorrem por conseqüência de grandes taxas de hormônios que o organismo produz de maneira cíclica para a formação de um óvulo capaz de ser fecundado e da adaptação da mucosa uterina para a implantação do óvulo fecundado.
O centro controlador da ovulação e da menstruação é o Hipotálamo. Em um ciclo regular, o hipotálamo libera o hormônio liberador da gonadotrofina (GnRH), que estimula a adeno- hipófise a liberar o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) no momento apropriado.Esse ciclo é dividido em três fases fisiológicas:
1º fase menstrual: é uma descamação sanguinolenta do tecido endometrial em resposta a uma diminuição nos níveis circulantes de estrógeno e de progesterona, essa perda sanguínea dura entre três a sete dias em média, e o fluxo varia de 50 ml a 100 ml.
2º fase folicular: dentro dos ovários os folículos primordiais sofrem um processo de maturação que ocorre no 1° dia do ciclo menstrual, vários folículos primordiais iniciam esse processo, porém apenas um irá se maturar o suficiente para se tornar um óvulo. O crescimento desse folículo ocorre pelo estimulo do hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce e atinge sua maturidade vai se formando uma coroa ao seu redor. Em torno do décimo quarto dia, essa coroa se rompe com a ação do LH e libera o