Uso da resistência dos materiais na eng. civil
“A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo”.
Hibbeler, R.C.
Essa ciência examina os esforços, as tensões e as deformações a que estão sujeitos os corpos sólidos devido aos carregamentos atuantes, além de se propor a selecionar os materiais de construção, estabelecendo proporções e dimensões dos elementos para uma estrutura ou máquina, a fim de capacitá-las a cumprir suas finalidades, com segurança, credibilidade, durabilidade e em condições econômicas.
Diferentes tipos de tensões existentes.
Gráfico da tensão versus deformação para material dúctil.
Gráfico da tensão versus deformação para material frágil.
A Resistência dos Materiais é uma ciência desenvolvida a partir de ensaios experimentais e de análises teóricas. Os ensaios ou testes experimentais, em laboratórios, visam determinar as características físicas dos materiais, tais como as propriedades de resistência e rigidez, usando corpos de prova de dimensões adequadas. As análises teóricas determinam o comportamento mecânico das peças em modelos matemáticos idealizados, que devem ter razoável correlação com a realidade.
O estudo da resistência dos materiais proporciona conhecimentos básicos das propriedades dos sólidos reais, capacitando o engenheiro civil a utilizá-los no projeto, modelagem e cálculo de uma estrutura, auxiliando também na avaliação e verificação do comportamento estrutural.
Na Construção Civil, as partes de uma estrutura devem ser devidamente proporcionadas para resistir às cargas que agem sobre elas.
A capacidade que um material tem de resistir as solicitações que lhe são impostas é limitada, pois pode ocorrer a ruptura do corpo quando o carregamento for excessivo. É indispensável conhecer esta capacidade para que se projete com segurança.
A