Administrador
R.: Organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente. O organograma mostra o gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
2 – Em que consiste o processo de organização?
R.: Consiste em dividir tarefas em diversos seguimentos, que podemos chamar de setores. Toda essa divisão das tarefas, é espelhada nos critérios de departamentalização.
3 – O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?
R.: É o número de subordinados que cada chefe pode supervisionar pessoalmente. Alguns fatores que influenciam são: O nível de motivação; Os deveres pessoais dos chefes; O grau de utilização dos assessores, dentre outras.
4 – Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?
R.: Funcional, por clientes, por produtos, por região geográfica, por projeto, dentre outras. Algumas vantagens são: Centraliza a perícia da organização; Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração; Mantém o poder e o prestígio das funções principais. Algumas desvantagens são: Muita especialização do trabalho; Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita; O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.
5 – Contraste centralização e formalização. Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?
6 – Qual é a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?
7 – Em que consiste uma estrutura funcional? E uma estrutura divisional? Quais são as principais diferenças e semelhanças entre elas?
8 – De que forma a estrutura matricial combina a estrutura funcional e