Administradores
A presença dos administradores nas organizações é imprescindível, pois é essa figura quem rege a empresa, induzindo-a para a lucratividade e o crescimento organizacional. De acordo com a literatura administrativa, os administradores podem possuir diferentes características, tais como: executivas, empreendedoras ou liderança.
Cada organização apresenta suas necessidades particulares, as características do administrador devem ser compatíveis com as necessidades de sua empresa, pois é preciso haja harmonia entre o administrador e a empresa administrada.
Empreendedorismo Empreendedorismo é um modo de se administrar empresas, esse administrador é sonhador e almeja montar seu próprio negócio. A literatura administrativa afirma que ser empreendedor é ser motivado pela auto-realização, tem desejo de assumir responsabilidades e ter independência, sendo que uma das características básica é possui um espírito criativo e inovador.
De acordo com HITT (2007), afirma que empreendedores são pessoas, que atuam de maneira independente ou como parte de uma empresa, tem uma visão que busca sempre uma oportunidade empreendedora e são capazes de assumir os riscos para desenvolver uma inovação e tentar colocá-la em prática. Deste modo entende-se que empreendedor possui uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades da empresa, onde possui a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudanças sabe lidar, identificar e aproveitar oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio sendo assim assumindo riscos dentro da organização.
Executivo
Os Executivos são os que desenvolvem as suas próprias aptidões pessoais, obtendo uma mente analítica, capaz de avaliar grandes números de conhecimento. Para Drucker (2006, p. 119), “executivo é alguém que faz, que executa. Para ele, o conhecimento é inútil até que tenha sido traduzido em atos. Só que