Gerenciamento de entrada e saida
1- Explique o modelo de camadas aplicado na gerência de dispositivos
As camadas de mais baixo nível escondem características dos dispositivos das camadas superiores, oferecendo uma interface simples e confiável ao usuário e suas aplicações.
A diversidade de dispositivos de E/S exige que o sistema operacional implemente uma camada, chamada subsistema de E/S, com a função de isolar a complexidade dos dispositivos da camada de sistemas de arquivo e da aplicação. Dessa forma, é possível ao sistema operacional ser flexível, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico. Aspectos como velocidade de operação, unidade de transferência, representação dos dados, tipos de operações e demais detalhes de cada periférico são tratados pela camada de device driver, oferecendo uma interface uniforme entre o subsistema de E/S e todos os dispositivos.
As camadas são divididas em dois grupos, onde o primeiro grupo visualiza os diversos tipos de dispositivos do sistema de um modo único, enquanto o segundo é específico para cada dispositivo A maior parte das camadas trabalha de forma independente do dispositivo.
2- Qual a principal finalidade das rotinas de E/S? Emitir comandos para os dispositivos, capturar interrupções e manipular erros
3- Quais as diferentes formas de um programa chamar uma rotina de E/S?
Para os engenheiros eletrônicos, ele é visto em termos de chips, fios, fontes de alimentação e demais componentes. Aos programadores interessa a interface com o software – os comandos que o hardware aceita, as funções que tais comandos executam e os erros que devem ser reportados nas diversas situações. Vale observar que a programação de diversos dispositivos de entrada/saída está intimamente ligada ao seu funcionamento interno
4- Quais as principais funções de um subsistema de E/S?
Isolar a complexidade dos 2 de dispositivos da camada de sistemas de arquivo e da aplicação