Lista de Exercícios – Gerenciamento de Entrada e Saída
Sistemas Operacionais - 2011
Lista de Exercícios – Gerenciamento de Entrada e Saída
Alunos:
1) Mostre como é a técnica de interleaving (entrelaçamento) utilizada em discos e para que ela serve.
É muito comum o acesso a vários setores contíguos em uma trilha do disco. Suponha que se deseja ler os setores 4 e 5 de uma determinada trilha. O SO envia ao controlador de disco o comando para ler o setor 4. Após o seek apropriado, o cabeçote passa sobre o setor 4, e a transferência ocorre. Quando o cabeçote sai do setor 4, os dados são transferidos do buffer do controlador para a memória, provocando uma interrupção no processador para informar o término da leitura do setor 4. Nesse momento, o processador (via SO) envia um novo comando de leitura, dessa vez para o setor 5. Um novo seek não será necessário, pois o cabeçote já se encontra sobre o cilindro desejado. Entretanto, devido à rotação do disco, o cabeçote provavelmente não se encontra mais no início do setor 5. Será necessário esperar que o disco dê uma volta completa (tempo de latência) para então efetuar a leitura do setor 5.
Essa técnica serve para reduzir o tempo de acesso a um disco.
2) Descreva o funcionamento da otimização de seek em acesso a disco quando o algoritmo SSTF (shortest seek time first - menor seek primeiro) é utilizado.
O próximo pedido a ser atendido é aquele que se refere ao cilindro mais próximo do cilindro atual (isto é, aquele que envolve a menor movimentação do braço do disco). Novos pedidos são ordenados em relação ao cilindro atual, usando uma lista duplamente encadeada. Como sempre é selecionado o pedido que refere o cilindro mais próximo, pode ocorrer postergação indefinida (starvation) de um pedido que refere um cilindro distante.
4) Descreva o funcionamento da otimização de seek em acesso a disco quando o algoritmo SCAN (elevador) é utilizado.
Esse algoritmo é uma variação do SSTF. Ele se diferencia por estipular um